Ementa
Conceitos básicos de Estatística. Fases do método estatístico em pesquisa. Séries estatísticas. Distribuição de frequência. Medidas estatísticas. Correlação e regressão. Probabilidade. Distribuição de probabilidade. Testes de hipótese. Programas tecnológicos: EXCEL e outros similares.
Carga horária
60 horas / 04 créditos
Bibliografia Básica
FARBER, Larson. Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson, 2010.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística Geral e Aplicada. 3. Ed. São Paulo. Atlas, 2005.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 2001.
Bibliografia Complementar
ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística Aplicada à Economia e à Administração. São Paulo: Thomson, 2002.
GONÇALVES, Valter. Estatística: Para os Cursos de Economia, Administração Ciências Contábeis. Volume 1. São Paulo: Atlas, 1999.
MUROLO, Afrânio Carlos, SILVA, Ermes Medeiros da, SILVA, Elio Medeiros da, GONÇALVES, Valter. Estatística: para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. Volume 2. São Paulo: Atlas, 1997.
Objetivos
Conhecer os conceitos básicos de Estatística, enfatizando as medidas sobre uma distribuição, a leitura, análise e interpretação dos dados para tomadas de decisões, por meio de estudos, pesquisas e trabalhos estatísticos, reconhecendo a importância da Estatística nas demais disciplinas, sua aplicação no cotidiano.
Objetivos Específicos
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Construir Histogramas, Polígonos e Curva de Frequências e calcular medidas de posição, dispersão e variabilidade, interpretando seus resultados.
Entender e aplicar a relação entre as Medidas de Posição e as Situações de Assimetria. Calcular e analisar probabilidades.
Identificar um experimento casual e calcular suas probabilidades. Estabelecer relação entre duas variáveis numéricas através de uma curva e desenvolver raciocínios logicamente consistentes.
Raciocinar de forma crítica e analítica, sendo capaz de operar com valores e formulações estatísticos, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos.
Utilizar corretamente o Excel a fim de facilitar os cálculos e as apresentações dos trabalhos estatísticos.
Professora responsável
Luciana Cristina de Melo Tavares