Estado de Goiás

Semipresencialidade, Pear e Graduação em EaD  

Tendo em vista os constantes questionamentos sobre as características e particularidades dos Programas, Projetos e Cursos de Graduação vinculados ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR, segue nota simplificada das respectivas especificidades:

SEMIPRESENCIALIDADE

A semipresencialidade é caracterizada por ser disciplina 50% ou 100% EaD, autorizada exclusivamente pela Pró-Reitoria de Graduação (PrG) que visa atender a demanda do Curso, do Câmpus e têm todas as atividades, online e presenciais, desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e no Câmpus de sua oferta. Na semipresencialidade o docente regente é inteiramente responsável pela condução e finalização da disciplina no decorrer do semestre letivo, devendo os registros de avaliações, notas e lançamento no sistema Fênix ser acompanhado pelo coordenador do curso e respectiva secretaria acadêmica do Câmpus. Nas situações de matrícula em disciplina da semipresencialidade, em que a oferta ocorrer fora do Câmpus de seu domicílio acadêmico, o discente deverá se deslocar até o Câmpus de oferta da disciplina, para o cumprimento de todas as atividades presenciais.

PEAR

As disciplinas ofertadas pelo Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede - PEAR visam atender a demanda da comunidade universitária e estão voltadas para todos os discentes, de todos os Câmpus. Para essas disciplinas, a estrutura pedagógica consiste no planejamento do conteúdo programático exclusivamente em atividades online desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e uma única avaliação presencial que, necessariamente, será aplicada/desenvolvida no Câmpus em que o discente está matriculado. Isso significa que o discente não deverá se deslocar para nenhum outro Câmpus. É de competência do CEAR encaminhar para cada coordenador pedagógico e de curso, de cada Câmpus onde há discente matriculado, a avaliação para ser aplicada, em contrapartida, compete a direção dos Câmpus cuidar da divulgação do cronograma de aplicação da avaliação e volver ao CEAR as atas e respectivas avaliações.

GRADUAÇÃO EaD

Os cursos de Licenciatura, Bacharelado e Superior de Tecnologia, na modalidade a distância, estão vinculados ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR e mantém parceria com Municípios e Polos para os Encontros presenciais. As atividades online são desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), enquanto as atividades presenciais ocorrem nos Polos vinculados, sendo a presença do discente obrigatória para o cumprimento de todo o processo didático-pedagógico. Enfatiza-se que os discentes que realizam a matrícula em qualquer disciplina dos cursos de graduação, na modalidade a distância, deverá se deslocar até o Polo vinculado, no ato da matrícula, para o cumprimento de todas as atividades presenciais previstas.

Notícia publicada em 20/04/2018