Colóquio debate a utilização de novos métodos no ensino e aprendizagem

I Colóquio do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Rede abordou metodologias ativas no processo EaD

Realizado pelo Cear da UEG, o I Colóquio do Grupo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem em Rede, ocorrido no dia 06 de junho, tomou lugar no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do município de Anápolis (Cefope). O evento foi direcionado para docentes, discentes, pesquisadores e egressos dos cursos da UEG.

A temática foi “A utilização de metodologias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem em rede”. Na ocasião, os palestrantes apresentaram experiências educacionais que tiveram êxito nos âmbitos nacional e internacional de práticas pedagógicas que envolvem a utilização de metodologias ativas.

Metodologias ativas

As metodologias ativas dizem respeito ao processo no qual a responsabilidade do aprendizado é do próprio aluno e, nesse sentido, “o processo precisa ser induzido pelo professor. Para isso, exige-se planejamento e organização no desenvolvimento de quaisquer metodologias que configuram nessa lógica”, explicitou Eude Campos, Coordenador Geral do Cear.

Coordenada pelo professor Eude, na mesa-redonda do evento, os participantes discutiram sobre a utilização das tecnologias digitais aplicadas às metodologias ativas. Um dos exemplos apresentados foi o caso da Escola da Ponte, em Portugal, e também dos cursos de graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já utilizam as metodologias.

O debate foi extremamente produtivo, com ampla participação do público e cumpriu o que estava propondo: promover discussões sobre o ensino e a aprendizagem escolar na educação básica e superior”, afirmou o Coordenador.

Clique aqui para acessar a Galeria de Fotos do evento.

Comunicação, Mídias e UX - CEAR | 2018
Notícia publicada em 07/06/2018