Estado de Goiás

UEG apresenta novo modelo de matrículas automatizado  

Sistema online permite aos alunos escolher e se matricular diretamente nos cursos escolhidos

 

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) lançou uma nova plataforma online para que os alunos tenham autonomia no processo de matrículas. Todas as turmas regulares e de aprendizado em rede deverão ser formadas a partir do novo sistema de matrículas. Os alunos escolherão o câmpus e as disciplinas da base curricular e, num segundo momento, terão acesso às disciplinas eletivas.

O período disponível para matrículas no ambiente é de 17 a 25 de janeiro. Apenas os alunos que completarem esta etapa poderão incluir ou alterar disciplinas. Em relação ao prazo, a PrG orienta aos discentes que não percam esta etapa, visto que o cronograma não será alterado posteriormente.

No ano letivo de 2018, mais opções de cursos semipresenciais e do Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR) serão oferecidos aos alunos da UEG. Para matricular-se neles, os alunos devem ter concluído com êxito o curso “Educação à Distância: Teoria e Prática” oferecido continuamente pelo CEAR (acesse aqui para inscrever-se). O curso de curta duração auxilia e capacita o aluno a compreender as dinâmicas dos cursos em rede e preparar-se para obter o melhor desempenho possível nesta modalidade de ensino.

O procedimento de matrículas online é o mesmo para os atuais alunos vinculados ao CEAR. Para matricular-se, os alunos deverão utilizar seu nome de usuário e senha de acesso ao ambiente Fênix e seguir o passo a passo conforme o vídeo a seguir. “O novo modelo de matrículas dá mais autonomia aos alunos e melhora a dinâmica da formação de turmas”, aponta Eude de Sousa, coordenador do CEAR. Ele ainda ressalta que, embora o procedimento automatizado não pareça simples, a tendência é que os alunos se sintam mais confortáveis ao adota-lo nos semestres seguintes. “Essa dinâmica de matrículas fortalece a comunidade acadêmica e cria um ambiente mais transparente e flexível para os alunos”, conclui.

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação (PrG) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) comunica que as matrículas para as turmas regulares e disciplinas a distância do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) será feita em três etapas. A primeira etapa tem início em 17 de janeiro e vai até 25/01. A segunda etapa será de 26 a 31/01 e a terceira, de 01/02 a 10/03 de 2018.

A PrG ainda informou que o cronograma foi definido a partir do calendário acadêmico, o que possibilita que o discente veja as disciplinas e turmas cadastradas acessando o site na hora da matrícula. Lembramos que as matrículas online da terceira etapa só poderão ser ajustadas pelos discentes que realizarem a matrícula na primeira e segunda etapas.

As disciplinas do PEAR (Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede) só poderão ser cursadas pelo discente que tenha feito o curso “Educação a Distância: Teoria e Prática”, que é ofertado pelo CEAR. As secretarias acadêmicas não farão matrículas, ajustes ou mudanças de horário durante o período de matrícula online.

 

Cronograma:

1ª etapa: 17 a 25 de janeiro de 2018;
2ª etapa: 26 a 31 de janeiro de 2018;
3ª etapa: 01 de fevereiro a 10 de março de 2018.

 

> Continue acompanhando nesta página atualizações constantes sobre o andamento do processo de matrículas.

 

Comunicação, Mídias e UX - CEAR | 2017
comunicacao.cear@ueg.br
Notícia publicada em 02/01/2018