Pesquisa visa mostrar a importância da interdisciplinaridade na formação docente
Os professores do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) participaram, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, do VII EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino, realizado no campus V da Pontifícia Universidade de Goiás, em Goiânia. O tema do Encontro deste ano foi “Didática, Escola e Políticas: nenhum direito a menos. Os professores do CEAR elaboraram uma a apresentação científica intitulada “ A experiência de ensino, pesquisa e extensão na formação docente em EaD: estudo de caso no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Goiás".
O evento possui um grupo permanente de organização composto por professores e pesquisadores das seis maiores instituições de ensino superior do Estado de Goiás: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG). Além dos grupos de trabalho, o VII EDIPE contou com conferências centradas no tema deste ano.
De acordo com o professor Eude de Sousa, coordenador geral do Cear da UEG, a pesquisa busca mostrar que a formação docente precisa prezar pela interdisciplinaridade, “dando ênfase aos fatos reais que o futuro educador biólogo vai encontrar na escola e dentro da sala de aula”, reiterou. A importância da formação que articule saberes diferentes está no fato de proporcionar preparo para os docentes, para que possam aproximar-se do cotidiano do aluno, ao mesmo tempo em que se pautem nos conhecimentos científicos e didático-pedagógicos.
O Encontro visa o diálogo entre a comunidade, as Universidades e os professores da educação básica para a construção de uma nova forma de se fazer educação no Brasil. Para o professor Eude, "O evento é uma oportunidade que docentes pesquisadores e discentes possuem para discutir questões da educação brasileira, com ênfase no ensino e aprendizagem escolar voltados aos desafios contemporâneos relacionados à temática", afirmou.