Representantes do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e Capes propõem mais vagas para Licenciatura

Com o objetivo de fomentar a formação de docentes, a previsão no Fórum foi de um novo edital com mais vagas no segundo semestre de 2018

Formado pelos representantes das Instituições de ensino vinculadas ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ocorreu, nos dias 28 e 29/11 o Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB, nas dependências da Capes, em Brasília. Uma das atribuições dos representantes no Fórum é trocar informações sobre suas experiências no ensino superior público para transformar a educação superior no Brasil.

Na manhã do dia 28/11, o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Cezar Modernel Lenuzza, palestrou sobre a nova política nacional de formação docente. Além de diretor EaD da Capes, Lenuzza também faz parte da diretoria de Educação Básica e discursou sobre a articulação entre a Capes e o Ministério da Educação (MEC) – junção que visa aprimorar a formação de professores nos ensinos básico e superior.

De acordo com o professor Valter Campos Gomes, do Cear da UEG, o destaque ficou com o objetivo da Universidade Aberta do Brasil: de formar docentes. “Nos próximos editais, pelo menos 75% das vagas serão destinadas para a formação de professores”, denotou Valter. Para ele, o saldo do evento foi positivo e o trabalho futuro advindo do Fórum será produtivo. Durante o Fórum, foi anunciado que haverá um novo edital para angariar mais alunos para os cursos de licenciaturas – o que também ocorrerá na Universidade Estadual de Goiás. As novas vagas serão ofertadas para 2018/2 e o edital será aberto no primeiro semestre do ano que vem.

Atualmente, a presidência do Fórum de Coordenadores da UAB é composta pela professora Ilka Márcia Ribeiro Souza Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com duas vice-presidências: a professora Tânia Midian Freitas de Souza, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e a professora Ivete Martins, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A presidência do Fórum é composta por uma pessoa de cada seguimento: Universidades Estaduais, Federais e Institutos Federais.

A atual gestão presidência do Fórum de Coordenadores da UAB fez um balanço da atual gestão, com uma explicação das ações que foram realizadas até então. No dia 29/11, foi a vez das coordenações da Capes relatarem o trabalho feito e proporem novos passos para o próximo ano no que diz respeito ao fomento, às bolsas e à gestão dos polos. Os representantes das Universidades que ofertam cursos a distância que tinham demandas específicas foram atendidos pela diretoria da Capes e tiveram suas dúvidas sanadas.

Frum_UAB_2

Comunicação, Mídias e UX - CEAR | 2017