Estado de Goiás

UEG conquista nota máxima do Inep em Educação a Distância  

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) obteve conceito máximo no processo de credenciamento como ofertante de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). O resultado foi divulgado no dia 27 de abril, pela Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Entre os dias 16 e 19 de abril, a comissão realizou a última etapa de avaliação, no processo iniciado em 2015. Os profissionais do Inep visitaram o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), a Administração Central e o Câmpus Henrique Santillo, em Anápolis. “Estamos muito felizes”, comemora o professor Valter Campos, diretor do Cear, responsável pela implementação da política de EaD na Universidade.

Para Valter Campos, a EaD é uma estratégia decisiva para que a UEG possa continuar expandindo e interiorizando a educação superior no Estado. E a nota obtida é um importante passo para a obtenção do credenciamento definitivo para dispor de sistema próprio de ofertas de vagas.

Experimental

Desde 2009, a Universidade conta apenas com credenciamento experimental. Este ano, por exemplo, as 2.280 vagas ofertadas pela UEG contam com parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Desse total, 950 já foram contempladas no processo seletivo (PS) 2017/1. As 1.430 restantes serão oferecidas no PS 2017/2.

A partir desse credenciamento, ressalta o professor, a UEG vai ofertar EaD de qualidade não só em parceria com o sistema UAB. “Teremos também cursos próprios de graduação, pós-graduação, extensão, com mais oportunidade para expandir nossos processos de formação”, prevê.  

Três eixos

A comissão do Inep avaliou todos os requisitos estruturais e documentais necessários, divididos em três eixos: organização social para a educação a distância, corpo social e instalações físicas.

A comissão constatou que “a organização institucional da UEG para a educação a distância atende plenamente aos requisitos para a implantação das atividades previstas, com portarias, publicações, preparação e organização da IES (Instituição de Ensino Superior)”.

No segundo eixo, Corpo social, verificou-se “a capacitação e experiência dos profissionais da UEG em mais de uma década de atividades envolvendo EAD”. Por fim, no eixo 3, os avaliadores concluíram que “as instalações físicas da sede do Cear são adequadas e estão instaladas em locais de fácil acesso em prédio locado pela UEG.”

Evoluções

A experiência da UEG em Educação a Distância remonta ao ano de 2000, com a UEG Virtual. Em setembro de 2001, foi criado o Centro de Educação Aberta Continuada e a Distância (Cead).

No segundo semestre de 2008, a reforma administrativa do Estado transformou o Cead em Unidade Universitária da UEG de Educação a Distância (UnUEAD). Por fim, em 2015, a UnUEAD foi extinta, dando lugar ao Cear, órgão ligado diretamente à Reitoria.

Notícia publicada em 05/05/2017