Estado de Goiás

Conhecendo um pouco da nossa história  

A Educação a Distância (EaD) começou a ser implementada na Universidade Estadual de Goiás (UEG) com a criação da UEG Virtual, um núcleo de professores que, em 2000, começou a trabalhar EaD na UEG. O impulso da modalidade se deu com a transformação desse núcleo no Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância (CEAD), que viabilizou a participação da UEG em consórcios (como o Univir-CO e o Consórcio Setentrional) e acordos de cooperação técnica para impulsionar cursos e recrutar e qualificar as primeiras equipes de trabalho.

O Passo seguinte foi o processo de expansão e desenvolvimento com a transformação do CEAD em Unidade Universitária de Educação a Distância (UnUEAD), em 2006, e a adesão da UEG ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 2009, com a alocação de docentes e técnico-administrativos para o seu quadro fixo e a oferta de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão e de aperfeiçoamento.

Em 2015, por meio da Lei Nº 18.934, foi extinta a UnUEAD e criado a Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR, atendendo ao processo de reestruturação da política de educação a distância da universidade.

O atual Centro compõe a estrutura da Reitoria e, com base nas características funcionais, legados e experiências que deram certo nos desenhos organizacionais anteriores, o CEAR avança para um novo e integrador paradigma de EaD na Instituição no formato de serviço e relacionamento com os Câmpus da Universidade, promovendo ações colaborativas em rede, a partir da articulação do ensino, pesquisa e extensão, em sintonia com os avanços tecnológicos/científicos.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o Centro conta, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação – PrG, com o Programa de Capacitação e Planejamento para a oferta da Semipresencialidade, que se dá por meio da capacitação de docentes, planejamento e oferta de disciplinas semipresenciais até o limite de 20% da carga horária de cursos presenciais. Também em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PrG), desenvolve o Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede – PEAR, por meio do qual oferta disciplinas na modalidade a distância, que podem servir aos cursos presenciais, aos alunos em dependência e para a integralização dos créditos do Núcleo Livre da Estrutura Curricular vigente na Universidade.

Desenvolve, ainda, o Programa de Formação Continuada, que tem como objetivo promover a capacitação da comunidade acadêmica da UEG e demais profissionais interessados em atuar na modalidade de Educação a Distância, com o objetivo de suprir as demandas da Universidade e habilitar a comunidade acadêmica nos conhecimentos básicos sobre EaD e sobre o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle), bem como a qualificação da comunidade acadêmica por meio das metodologias, estratégias e recursos da EaD.

São dezoito anos de trajetória, centenas de alunos formados nos cursos de graduação e pós-graduação e alguns milhares em cursos de extensão e aperfeiçoamento e a expectativa de que a EaD faça parte do dia a dia dos discentes, docentes, técnicos e gestores, pela agenda da pesquisa e do ensino e aprendizagem em rede como elemento básico da proposta educativa da UEG.

 

Comunicação, Mídias e UX - CEAR | 2018
comunicacao.cear@ueg.br