Estado de Goiás

 

 

 

Ementa

Conceitos básicos de Estatística. Fases do método estatístico em pesquisa. Séries estatísticas. Distribuição de frequência. Medidas estatísticas. Correlação e regressão. Probabilidade. Distribuição de probabilidade. Testes de hipótese. Programas tecnológicos: EXCEL e outros similares.

 

Carga horária

60 horas / 04 créditos

 

Bibliografia Básica

FARBER, Larson. Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson, 2010.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística Geral e Aplicada. 3. Ed. São Paulo. Atlas, 2005.

STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 2001.

 

Bibliografia Complementar

ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A. Estatística Aplicada à Economia e à Administração. São Paulo: Thomson, 2002.

GONÇALVES, Valter. Estatística: Para os Cursos de Economia, Administração Ciências Contábeis. Volume 1. São Paulo: Atlas, 1999.

MUROLO, Afrânio Carlos, SILVA, Ermes Medeiros da, SILVA, Elio Medeiros da, GONÇALVES, Valter. Estatística: para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. Volume 2. São Paulo: Atlas, 1997.

 

Objetivos

Conhecer os conceitos básicos de Estatística, enfatizando as medidas sobre uma distribuição, a leitura, análise e interpretação dos dados para tomadas de decisões, por meio de estudos, pesquisas e trabalhos estatísticos, reconhecendo a importância da Estatística nas demais disciplinas, sua aplicação no cotidiano.

 

 Competências

Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Construir Histogramas, Polígonos e Curva de Frequências e calcular medidas de posição, dispersão e variabilidade, interpretando seus resultados.

Entender e aplicar a relação entre as Medidas de Posição e as Situações de Assimetria. Calcular e analisar probabilidades.

Identificar um experimento casual e calcular suas probabilidades. Estabelecer relação entre duas variáveis numéricas através de uma curva e desenvolver raciocínios logicamente consistentes.

Raciocinar de forma crítica e analítica, sendo capaz de operar com valores e formulações estatísticos, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos.

Utilizar corretamente o Excel a fim de facilitar os cálculos e as apresentações dos trabalhos estatísticos.

 

 

Professora responsável

Luciana Cristina de Melo Tavares